segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Evolução dos cnidarios

Nesse grupo de animais surgiu uma novidade evolutiva : A cavidade digestiva conhecida como cavidade gastrovascular. Essa cavidade está ligada à boca, possui formato de saco e está relacionada com o processo de digestão intra e extracelular. A parede do corpo dos cnidários é formada por dois epitélios : A epiderme externa e a gastroderme, que reveste a cavidade gastrovascular. Alguns cnidários possuem um ciclo de vida com alternância entre uma fase livre e natante ( medusa ) e uma fase séssil ( pólipo ) ; outros, no entanto, apresentam apenas uma dessas fases por toda a vida. Aqueles que apresentam durante o desenvolvimento a forma de pólipo e medusa são denominados de metagenéticos. São exemplos dessa forma as hidras e anêmonas. As anêmonas são cnidários na forma e O Filo Cnidaria geralmente é dividido em quatro classes principais:
- Anthozoa: Apresentam apenas fase polipoide, são marinhos e representam a maior classe do Filo Cnidaria. Exemplo: Anêmonas-do-mar e corais.
- Hydrozoa: Possuem fase polipoide predominante e vivem, em sua maioria, em água salgada. Exemplo: Caravela-portuguesa (Physalia pelagica).
- Scyphozoa: Animais exclusivamente marinhos que possuem a forma medusoide predominante. Exemplo: águas-vivas.
- Cubozoa: Possuem forma medusoide predominante, mas os representantes desse grupo apresentam formato cúbico. Exemplo: Chiropsalmus quadrumanus.



Informações retiradas dos sites:
http://www.ucmp.berkeley.edu
https://planetabiologia.com
https://m.todabiologia.com
http://www.euquerobiologia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário